Espalhe a história. Páre a doença.
James Nachtwey é, actualmente, um mais conceituados fotojornalistas. Em 1976 começou a trabalhar como fotógrafo de jornal no Novo México, e em 1980, mudou-se para Nova Iorque para iniciar uma carreira como fotógrafo de revistas independente. A sua primeira reportagem internacional foi a cobertura do conflito na Irlanda do Norte em 1981 durante a greve da fome do IRA. Desde aí, Nachtwey tem-se dedicado a documentar guerras, conflitos e questões sociais críticas.
Em 2007, James Nachtwey ganhou o TEDPrize em que, para além de uma quantia em dinheiro, teve o direito a formular um desejo para mudar o mundo.
O seu desejo foi: " Estou a trabalhar numa história que o mundo precisa de conhecer. Eu desejo que me ajudem a diuvlgá-la de um modo que forneça prova espectacular do poder da fotografia noticiosa na era digital".
"A 3 de Outubro de 2008, as surpreendentes fotografias serão reveladas - divulgar uma história vital para o mundo."
Este é o resultado do seu desejo. Durante o mês de Outubro e para a frente, estas fotografias serão vistas em todo o mundo de formas novas: projecções em ecrans LCD em espaços públicos; em festivais de de cinema, música e artes criativas; festivais de direitos humanos, shows de moda, instalações e galerias de arte, e muitas mais.
Locais como a Antárctica, Montevideo (Uruguai), Macau, Seoul, Tokio, África do Sul, Paris, Toronto, Rio de Janeiro, Melbourne, Hong Kong, Londres e várias cidades nos Estados Unidos (Novoa Iorque, Los Angeles, Las Vegas, Chicago, Dallas, Washington) vão mostrar ao mundo estas fotografias.
Para mais informações, visite: www.ted.com e http://xdrtb.org
Este vídeo contém a formulação do desejo de James Nachtwey com as fotografias logo de seguida. São 5 minutos...
Sem comentários:
Enviar um comentário