Como aumentar a nossa auto-estima enquanto portugueses
PO A nossa auto-estima enquanto portugueses é muito elevada
O movimento desta provocação levou à ideia de que, se dermos às pessoas notícias positivas, pelo menos em igual dose das notícias negativas, conseguiremoss pessoas melhores com a vida e com tudo o que as rodeia.
Ao darmos a conhecer, de uma forma abrangente, o que de bom acontece no nosso país, podemos ajudar as pessoas a, não só acreditarem que é possível andar para a frente, como a contribuirem para esse avanço.
O que leva à ideia:
No noticiário, por cada notícia nacional "negativa", ser dada uma notícia nacional positiva.
Fazer campanha à volta do conceito, para que as pessoas o conhecam e fiquem à espera de ver quais as boas notícias desse dia.
3 comentários:
que boa noticia! um blog...e começa bem, com a auto-estima dos portugueses, acho que se precisa e de muita. Quanto à ideia, se conseguires apresenta-la com números, com retorno financeiro, acho que tens muitas probalidades de a coisa correr bem, vai em frente!é um bom desafio à capacidade dos jornalistas,pois não vão ter a avozinha que se atirou do 10º andar nem o menino que ficou sem pais nem as desgraças alheias que o Português tanto gostam, e entretanto deixo-te uma boa noticia: espero muito em breve abrir um restaurnate!
Concordo com a ideia de um noticiário de acontecimentos positivos. Aliás, actualmente, a identificação das "boas práticas" e respectiva divulgação é um potente instrumento de Gestão para a maioria das empresas; porque não para o País? Seria bom dar voz a um qualquer grupo de jovens que inventou ou construiu algo de positivo e fazer deles inspiração para outros; seria bom saber que um qualquer grupo de cidadãos encontrou uma solução comunitária para problemas ligados ao envelhecimento dos seus pares, seria bom que todos nos déssemos conta de muita coisa boa que se vai fazendo ...mas que ninguém sabe. Muitos dos problemas não são inéditos ou únicos, porque não usar a comunicação social como "benchmark" de soluções?!
Olhemos, por exemplo, a questão da droga: a melhor forma de a prevenir não é dizer "não o faças" é, antes, dar exemplos de como se podem ter espaços alternativos, positivos, construtivos, de prazer e de convívio...e propiciá-los.
Acredito que uma percentagem elevada de consumo advém da necessidade de pertença a um grupo, da necessidade de convívio com pares.
Outra ideia: porque é que os programas escolares das disciplinas de História, em Portugal, se mantêm tão herméticos e não têm esta preocupação de dar voz aos que contribuíram positivamente para a Humanidade? Afinal se perguntarmos a qualquer jovem quem foi Hitler quase todos saberão (e bem), mas é pena que pouquíssimos saibam também quem foi Gutenberg, que ao criar a imprensa e ao popularizar a cultura marcou tão fortemente o que somos hoje. São tantas tantas as figuras que fizeram História pela sua criatividade e que não são referenciadas uma única vez no nosso ensino...
Já agora: porque não constituir um núcleo de criativos no Ministério da Educação que, entre outros, divulgasse entre Escolas ideias fabulosas que alguns professores têm para melhorar a cultura e entusiasmo dos seus alunos? Entusiasmo, fazer,construir, ver acontecer...o entusiasmo é o que há de mais contagiante, o difícil é o arranque. Como medida de redução do insucesso escolar seria por certo mais barato que muito do que se faz hoje e que, aparentemente, para nada está a servir. A criatividade é, certamente, uma importante "chave" de redução de insucesso escolar. Não deve de ser coincidência a Matemática, as artes, o acto criativo serem "processados" pelo mesmo hemisfério cerebral, o direito. Reduzir insucesso, nomeadamente em Matemática, passa por treinar o hemisfério direito.... (e, talvez, aumentar o espaço dos recreios...deixem as crianças brincar!). Não há espaço para a arte nem para a criatividade (que não necessáriamente artística)nos nossos curriculuns escolares.
Obrigada Isabel, pelo seu Pensamento de Chapéu Verde :)
Vou só deixar aqui alguns pontos chave do resultado do seu pensamento para que possamos voltar a pensar neles. Gerar ideias em cima de ideias dadas pode ser muito profícuo.
=>Comunicação Social como "benchmark" de
soluções
=>Melhorar a cultura e entusiasmo dos alunos
. alteração dos programas curriculares
. constituição de núcleo criativo do ME, com
divulgação de ideias dos professores
. criatividade como chave para o aumento do
sucesso escolar
BONS PENSAMENTOS!
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