segunda-feira, 5 de março de 2007

PUZZLES DE PENSAMENTO LATERAL

O que são

Vamos começar aqui uma iniciativa de colocar puzzles de pensamento lateral, que são, normalmente, situações estranhas que requerem uma explicação. Os puzzles, como são apresentados, não contêm informação suficiente para descobrir a solução. Por isso, uma parte chave do processo é a colocação de perguntas. As perguntas podem receber só uma de três possíveis respostas - sim, não ou irrelevante.

Quando uma linha de investigação chega ao fim, então outra abordagem é necessária, muitas vezes de uma direcção completamente diferente. É aqui que entra o pensamento lateral.

Algumas pessoas consideram frustrante que, para qualquer puzzle, é possível contruir várias resostas que servem a afirmação inicial do puzzle. No entanto, para um bom puzzle de pensamento lateral, a resposta correcta será a "melhor" - no sentido da mais apta e satisfatória. Também na vida real, a maioria dos problemas tem mas de uma solução. Um bom pensador lateral não acetia a primeira solução encontrada mas continuará a procurar abordagens novas e criativas.




Como vai funcionar

Os puzzles vão sendo lançados. Quando houverem 3 comentários, e se nenhum tiver encontrado a solução mais apta, no 4º comentário serão dadas algumas pistas para a resolução do puzzle.

Se, após mais 5 comentários ainda não tiver sido dada a solução, então ela será revelada.


Para miúdos e graúdos. Divirtam-se!

1 comentário:

Unknown disse...

cade o puzzle